Contactos

Jata Seco Embelezamento Automotivo

  • Pessoa de contato: Márcio Moraes
  • Telefone: +55 (11) 4640-33-38
  • Endereço postal: Rua Minas Gerais, 190 - Morro Branco, Itaquaquecetuba, São Paulo, 08572-450, Brasil

Renovações do site

DICAS E CUIDADOS COM A PINTURA DE SEU CARRO

DICAS E CUIDADOS COM A PINTURA DE SEU CARRO

04/04/11

A pintura original do carro varia de 60 a 80 mícrons (cada mícron equivale a 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada de tinta normalmente é dividida entre 20 a 30 mícrons para a base que tem como finalidade a adesão da tinta à chapa de aço. O restante (cerca de 40 a 50 mícrons) é a pintura que vemos nos carros. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda uma última camada de verniz incolor (clear cote). Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege-o contra a corrosão.
Quanto mais lisa e sem irregularidades for à pintura do carro, maior será o seu brilho.

Observa abaixo o esquema da pintura Original:

alt text

DESGASTE

Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber ataques de poluições, raios ultravioletas, panos alvejados, escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

alt text

POLIMENTO

Normalmente o que se faz para devolver o brilho à pintura é o uso de polidores os quais, removem uma pequena camada de tinta de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar por atrito, partículas de tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

alt text

ENCERAMENTO DA PINTURA

Uma alternativa muito usual é o uso de ceras que tem como finalidade preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada, reproduzindo assim, o brilho da tinta nova.
Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura.
Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão e ainda, cria um filme protetor.
O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma, a proteção original da pintura.
Recomenda-se encerar o carro após duas lavagens tradicionais ou quando perceber que ao jogar água sobre a pintura não observar a compactação da água, ou seja, as "bolinhas" de água características da cera.
Uma pintura permanentemente mantida protegida dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar o polimento e enceramento. A partir disso, deve-se manter o enceramento regular.

alt text

A Jata Seco Embelezamento Automotivo dispõe de recursos artesanais de lavagem automotiva que evitam a necessidade de polimento. Em seu processo usá-se produtos de descontaminação da pintura e em seguida, realiza-se a cristalização que deixará uma película duradoura sobre a pintura, protegendo-a dos raios ultravioletas, dos dejetos de pássaros, da maresia e ação do tempo.

Fonte: Jata Seco Embelezamento Automotivo

Artigos anteriores
MAU CHEIRO NO VEÍCULO
MAU CHEIRO NO VEÍCULO

31/03/11

Andar de carro é um prazer, pois ele nos serve tanto para momentos de locomoção para o trabalho quanto para momentos de lazer, mas para que estas situações sejam sempre agradáveis é importante que tenhamos alguns cuidados básicos com o nosso veículo.
Os 10 feitos que transformaram Senna em mito da Fórmula 1
Os 10 feitos que transformaram Senna em mito da Fórmula 1

26/03/11

Os melhores, os piores, os mais influentes ou maiores fracassos - confira as listas montadas pelo site de VEJA
DICAS DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DOS ESTOFADOS
DICAS DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DOS ESTOFADOS

21/03/11

Este manual é de uso doméstico. Quando houver a necessidade de uma limpeza mais pesada recomenda-se, Jata Seco Embelezameto Automotivo.