Contactos

Jata Seco Embelezamento Automotivo

  • Pessoa de contato: Márcio Moraes
  • Telefone: +55 (11) 4640-33-38
  • Endereço postal: Rua Minas Gerais, 190 - Morro Branco, Itaquaquecetuba, São Paulo, 08572-450, Brasil

Renovações do site

DICAS DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DOS ESTOFADOS

DICAS DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DOS ESTOFADOS

21/03/11

E muito comum ver pessoas evitando a limpeza dos bancos do carro por medo de manchar o tecido. Quando se trata de couro, o medo é ainda maior.
Tendo como base estes relatos, a Jata Seco Embelezamento Automotivo disponibiliza uma gama de informações as quais, o auxiliará na manutenção, limpeza e conservação do seu bem.
Lembrando ainda que os procedimentos a seguir são de uso doméstico. Para uma higienização mais prufunda e profissional, a Jata Seco Embelezamento Automotivo dispõe de produtos de alta qualidade e eficácia.

Couro natural

O couro de origem animal pode ser encontrado em diversas espessuras, gravações, cores e acabamentos. Algumas marcas naturais, como cicatrizes e rugas, são que identificam o material genuíno. Tratado adequadamente, o couro é uma das substâncias naturais de maior vida útil.

Limpeza: regularmente, utilize um pano de algodão branco até retirar todo o pó. Quando necessário, utilize um pano úmido e, em seguida, passe o pano seco. Os movimentos deverão ser longitudinais não circulares, sem esfregar.

Manchas comuns: para retirá-las, passe, sem esfregar, um pano de algodão branco levemente umedecido em uma solução de água e sabão neutro (coco). Após a limpeza, retire os resíduos de sabão com um pano de algodão branco e macio levemente umedecido em água limpa. Deixe secar naturalmente à sombra. Certifique-se de que os bancos estejam completamente secos antes de usá-los.

Líquidos derramados: limpe imediatamente com um pano macio antes da absorção pelo couro e da formação de manchas. Para remover produtos oleosos, coloque um pouco de talco sobre o local e retire o excesso com um pano seco e macio.
Após esses procedimentos, as áreas afetadas podem ser limpas com um pano umedecido em água e sabão neutro (coco). Retire os resíduos de sabão com um pano umedecido em água limpa. Deixe secar naturalmente à sombra.

  • Não molhe excessivamente o couro natural e proteja-o da exposição da luz solar ou calor, além de objetos úmidos, quentes, coloridos que soltem tinta, pontiagudo e cortante;
  • Não efetue a limpeza com produtos químicos, tais como: álcool, alvejantes, sabões concentrados, óleos, vinagre, tensoativos (como detergentes), abrasivos, solventes, benzinas e amônias;
  • Não utilize nenhum tipo de esponja;
  • Uma vez a cada seis meses, é aconselhável hidratá-los com produto hidratante especialmente para couro. Procure não utilizar hidratantes que contenham silicone em sua fórmula;

Couro ecológico

O couro ecológico é um produto sintético, macio e resistente que simula o couro natural. É elaborado a partir de elementos de qualidade, como o PVC e passa por processos e maquinários de avançada tecnologia, o que garante sua uniformidade, beleza e durabilidade.

Limpeza: semanalmente ou sempre que necessário, passe um pano de algodão branco, macio e seco até retirar todo o pó. Também pode ser utilizado aspirador de pó com a ponta tipo "vassourinha macia" (que acompanha os aparelhos de uso doméstico).

Líquidos derramados: para remoção utilize, sem esfregar, pano de algodão branco umedecido em solução de água e sabão neutro (coco). Os movimentos deverão ser longitudinais não circulares. Após a limpeza, retire os resíduos de sabão com o pano umedecido em água limpa e seque a região. Certifique-se de que os bancos estejam completamente secos antes de usá-los.

  • Não utilize sabões concentrados, alvejantes, produtos abrasivos, tensoativos (como detergentes), solventes, álcool, benzina, óleos, amônia e demais produtos químicos de qualquer natureza;
  • Não utilize máquinas de pressão a vapor para a limpeza;
  • Evite a exposição direta dos bancos ao sol.

Tecido

Os tecidos são elaborados a partir de fibras têxteis de origem natural (seda, lã, algodão, linho) ou artificiais e sintéticas (viscose, poliéster, acrílico, polipropileno). Essas fibras dão origem ao fio com o qual são executados os tecidos por meio de processos artesanais ou industriais.

Limpeza rotineira de estofados: recomenda-se o uso de uma escova de cerda natural macia ou do aspirador de pó com a ponta tipo "vassourinha macia" (que acompanha os aparelhos de uso doméstico). A limpeza deve ser efetuada pelo menos uma vez por semana ou sempre que necessário.

Limpeza de tecidos protegidos com Impermeabilizantes: quando derramar líquidos, limpe imediatamente a região afetada com um pano ou papel absorvente, sem comprimir ou esfregar. Os outros procedimentos de manutenção e limpeza são os mesmos que para os demais tecidos.

  • Evite exposição ao sol ou à intensa luminosidade. Isto pode alterar a cor dos tecidos comprometendo sua aparência;
  • Não utilize máquinas de pressão a vapor;
  • Para não causar danos irreversíveis aos tecidos, evite o uso de qualquer produto químico, principalmente à base de cloro.

Capa de estofado em brim / sarja

O brim, também conhecido como sarja, é um tecido de algodão muito resistente. Sendo bastante utilizado na confecção de capas para estofados.

Limpeza rotineira: utilizar aspirador de pó ou escova de cerdas macias.

Lavagem: usar somente sabão neutro ou sabão de coco e não lave à máquina. Não torça e deixe secar naturalmente à sombra.

  • Evite exposição ao sol ou à intensa luminosidade pois, pode alterar a cor dos tecidos comprometendo sua aparência.

Atenção: Na sua lavagem acontece um encolhimento do tecido devido a sua composição conter basicamente algodão.

Dicas: Jata Seco Embelezamento Automotivo

Fonte: Jata Seco Embelezamento Automotivo

Artigos anteriores
Conheça a linguagem de seu carro
Conheça a linguagem de seu carro

17/03/11

Entender o significado das luzes de advertência do painel que eventualmente podem acender é de fundamental importância para evitar grandes prejuízos.
Dicas Importantes
Dicas Importantes

15/03/11

Aqui você encontra dicas importantes que todo motorista precisa conhecer
Top dos 7 mitos de detalhamento de seu carro!
Top dos 7 mitos de detalhamento de seu carro!

14/03/11