Contactos

Jata Seco Embelezamento Automotivo

  • Pessoa de contato: Márcio Moraes
  • Telefone: +55 (11) 4640-33-38
  • Endereço postal: Rua Minas Gerais, 190 - Morro Branco, Itaquaquecetuba, São Paulo, 08572-450, Brasil

Renovações do site

Conheça a linguagem de seu carro

Conheça a linguagem de seu carro

17/03/11

Durante a viagem tudo vai muito bem até que, de re­­pente, uma luz de advertência se acende no painel. O que fazer? Continuar a via­­gem, rezar, chamar o socorro me­­cânico ou rebocar para oficina? A primeira providência, se­­gundo os especialistas, é identificar a origem do problema. Há defeitos que ainda permitem o carro rodar até a ofi­­cina mais próxima. No entanto, ou­­tros problemas que parecem pequenos, po­­dem causar grandes estragos e um belo prejuízo.

Ler o manual do proprietário do carro para entender o significado das luzes de advertência no painel é importante. Mas, como são bem poucos motoristas têm esse hábito, José Fernando Pentea­do, membro do comitê de veículos leves da Sociedade de Enge­nharia da Mobilidade (SAE), explica que há quatro alertas principais que devem ser identificados pelo mo­­torista: bateria, freios, óleo e temperatura do motor. “Presentes em qualquer modelo, eles avisam so­­bre dispositivos es­­senciais para a segurança dos ocupantes e a saúde do veículo.”

A luz do óleo indica perda de pressão, vazamento ou defeito na bomba. Nesses casos pode ha­­ver danos em peças como pistões e até risco de o motor fundir. Já o alerta de temperatura indica pro­­blemas no sistema de arrefecimento. “Isso é causado por falta de água, defeito na ventoinha ou pane no radiador”, explica o di­­retor de segurança veicular da As­­sociação Brasilei­ra de Enge­­nharia Automotiva (AEA), Har­­ley Bueno.

O alerta de freio informa quando o nível de fluido no reservatório está baixo. A luz também acen­­­­de quando o freio de estacionamento está acionado. O da ba­­teria, por sua vez, avisa que há falha no alternador. “Já os sinais amarelos servem mais para chamar a atenção, mas não devem ser desprezados”, ressalta Penteado.

Fonte: Gazeta do Povo

Artigos anteriores
Dicas Importantes
Dicas Importantes

15/03/11

Aqui você encontra dicas importantes que todo motorista precisa conhecer
Top dos 7 mitos de detalhamento de seu carro!
Top dos 7 mitos de detalhamento de seu carro!

14/03/11

Lave o carro detalhadamente
Lave o carro detalhadamente

14/03/11